Deputado estadual Dr. Jaques Neves

Sobre

Uma história de lutas

Jaques da Silva Neves nasceu em 28  de setembro de 1970 no Hospital Santa Clara em Belém do Pará. Sua família procede da cidade de Curuçá, Nordeste do Estado. Viveu toda a infância em Belém, no bairro do Guamá.

Cursou o ensino fundamental e médio na rede de Educação das Escolas Adventistas, Igreja da qual é membro desde a infância por orientação dos pais.

Jaques Neves é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 1996, e pós-graduado em Cardiologia pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde do Estado de Minas Gerais.

Foi também acadêmico do Hospital Adventista de Belém (HAB) e servidor dos hospitais Ophir Loyola, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, além de dirigir o Hemopa de Capanema entre 2011 e 2014.

Em Capanema fixou residência e destacou-se como cardiologista. Jaques Neves também é servidor público estadual concursado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESPA), de onde encontra-se licenciado para exercício de atividade política.

Em 2013, filiou-se ao PSC (Partido Social Cristão), por onde foi eleito Deputado Estadual com o número 20777. Jaques Neves também foi o primeiro parlamentar Adventista do Pará. Define seu mandato como um ministério em defesa de políticas públicas que promovam a educação holística e que leva Deus às famílias.

​Em 2018 concorreu à reeleição e obteve êxito elegendo-se para o segundo mandato de deputado estadual com 25.022 votos, dobrando, assim, o número de votos recebidos na disputa anterior.

Atualmente, o deputado Jaques preside a Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa do Pará, função para a qual foi reeleito pela terceira vez entre os próprios parlamentares.
Jaques presidiu a Comissão nos biênios 2017/2018 - 2019/2020 e preside o atual 2021/2022.

 

A Comissão fiscaliza, intermedia e sugere ao Poder Executivo ações voltadas, sobretudo, para as instituições públicas de saúde, além de contribuir com órgãos do terceiro setor que atuam na área.

Em 2015, foi eleito pela Organização Mundial das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia nos Estados Unidos (USA) como membro da Comissão de Liberdade Religiosa e Direitos Humanos para a América do Sul.

Jaques acredita que a prevenção de doenças salva vidas e por isso, é um grande defensor de políticas públicas na saúde que facilitem o acesso da população à prevenção por meio do Sistema Único de Saúde.

Idealizou e fundou o ISAM (Instituto Servir Amazônia) que leva ações de prevenção em saúde aos municípios paraenses por meio de um ônibus rodo assistencial, garantindo consultas médicas, exames e palestras educativas à população carente. Com foco na prevenção do câncer de mama, colo do útero e próstata, além da prevenção de doenças cardiovasculares.

Em seu gabinete na ALEPA, ele recebe lideranças de todas as regiões do Estado. Assim como no primeiro mandato, percorre diferentes cidades no intuito de identificar demandas pontuais e oferecer contribuições práticas para fazer do mandato instrumento de avanço político, social e econômico para a sociedade paraense.

Suas principais bandeiras: saúde, educação, cidadania, liberdade religiosa, esporte e lazer.